quinta-feira, 19 de maio de 2011

Refúgio Nocturno

São 22:45. Perdi a noção do tempo desde que me sentei. De vez em quando lá chamo o empregado para lhe pedir mais uma imperial. Pelos vistos já foram quatro e já sinto o efeito do álcool. Não sei o que me trouxe aqui, mas sei que aqui estou bem. Encontro aqui um refúgio da minha rotina, a mesma rotina desde há muito. O mar em frente sorri-me e tranquiliza-me. Esvazia-me a alma com cada onda que bate na areia, com cada estrondo que faz. Sinto-me bem. A minha paz é apenas perturbada por um grupo de estudantes que acaba de se sentar a meu lado. Tento abstrair-me, porém não consigo. Capta a minha atenção uma rapariga loira, bonita, com olhos grandes e verdes. Tem vestida uma túnica branca e calças de ganga. Roupa de jovem, penso eu. Por um momento os nossos olhares cruzam-se, mas rapidamente ela desvia o olhar voltando a sua atenção para o grupo. Suspiro. Tiro mais um cigarro do meu maço para acompanhar a cerveja. Pergunto-me se a minha vida teria sido diferente se tivesse mulher. Talvez sim, talvez não. Provavelmente estaria neste preciso momento a tentar ligar-me, a perguntar-me por onde ando eu a estas horas tão tardias, ou se não lhe devo uma explicação. Pensado bem, estou melhor assim.
Já são 23:27. Desfruto deste momento a sós com a minha consciência. Faço-lhe perguntas e ela responde-me. Perguntas sem nexo, questões que me atormentam, qualquer coisa que me venha à memória. Pergunto e respondo, como se de um jogo se tratasse. E no fim de contas não é o que esta vida é? Um jogo constante em que somos o principal jogador. Jogamos optando e negando certas coisas. Jogamos a nosso favor ou a favor dos outros. Com objectivo ou sem objectivo. Apenas jogamos. Meros piões num jogo sem regras definidas em que quem as dita é o próprio. Volto-me de novo para o mar. Não distingo o painel negro do céu do manto azul escuro da àgua. Não vejo nada. Não me diz nada. Nada.
Sinto-me preparado para me erguer, sair daqui e ir para outro lado em que os meus pulmões se encham de ar fresco e revitalizador. Preciso de uma mudança na minha vida, um novo rumo, um novo sentido. Sigo em direcção à porta sem olhar para trás para a loira bonita. Sinto-me confiante. Um sorriço nasce-me no rosto e saio para a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário